Toda a detecção e antecipação de falhas é realizada pela equipe da Futurai, com até 4 meses de antecedência.
• A solução nasceu na academia aliada à experiência na indústria em 2019, na qual sua aplicação estava voltada diretamente a dados simulados. A partir de uma pesquisa aprofundada e desenvolvimento de uma metodologia de análise de dados, foi possível aplicar a solução em dados reais na indústria do petróleo e do cimento. Nesse ano a empresa iniciou seu ciclo de aceleração com a Azys Inovação.
• No início de 2021, foi desenvolvido um piloto com a ArcelorMittal na qual foi possível realizar predições com até 120 dias de antecedência. A análise realizada nesse momento foi offline, ou seja, foi utilizada uma base de dados da indústria para a geração de um relatório com as anomalias que o sistema da Futurai teria apontado nesse passado recente. O objetivo do piloto foi de confrontar os apontamentos de anomalias com as falhas conhecidas pela indústria.
• A partir do início de 2022, a plataforma online ficou pronta para operação e foi iniciada a operação online nas unidades da BO Paper de Arapoti e Jaguariaíva - PR. O ciclo de aceleração com a Azys foi encerrado para dar início a incubação com a Timenow. A Futurai recebeu aporte de R$ 600 mil envolvendo a Timenow, Grupo Estel e Apex Partners.
• Construída a máquina de vendas juntamente com a Tegrus, a Futurai alcançou maior relevância no mercado. Principalmente após o case da Suzano Aracruz, na qual uma falha apontada pelo sistema da Futurai evitou um impacto de uma semana na linha produtiva. Além disso a plataforma passou por uma atualização garantindo maior competitividade principalmente com os players internacionais. A quantidade de pilotos e de leads inbound sofreu um grande salto.